quinta-feira, 21 de outubro de 2010

TER QUE QUERER....

No que respeita á poupança de dinheiro talvez isto seja o mais difícil. È claro que todos os que lerem isto gostariam de ter mais dinheiro ou que demorasse mais tempo a desaparecer da carteira.
Mas a única forma de isto acontecer e gastar-se menos de facto.
Porém para que isto aconteça, temos que deixar de lado o «queria» gastar menos e passar a «querer» mesmo gastar menos.´Poderá ser um pouco confuso, mas é de facto a única forma de o explicar.
Temos mesmo, mas mesmo, de querer gastar menos.
Ou seja: tem de passar de uma boa ideia que existe na teoria para um forte desejo com o qual haja comprometimento do fundo do coração e com toda a nossa alma.
Um exemplo:
A T. que está numa situação financeira difícil, tem grandes dividas da utilização do cartão de crédito, a prestação da casa, a escola da filha, entre outras coisas...
Ao deparar-se com o pagamento das contas diz desesperadamente que tem que cortar nas despesas. No entanto já esta a consultar agências de viagem para ir á Disney pelo Natal, quer ir espreitar o primeiro nevão á Serra da Estrela...!!! Ohhh minha nossaaaaa....
Entendo de facto que a T. «queria» gastar menos, porém se ela quisesse de facto gastar menos não estava a pensar desta forma.
é em primeiro lugar necessário encontrar motivação para gastar menos. Esta motivação encontra-se essencialmente na televisão aquando as noticias do nosso país. Acreditem que não se avizinham tempos fáceis.
Depois é uma questão de colocar deixar de «queria» para «querer» mesmo.
Dei o exemplo da T., mas infelizmente há muitas "T." por aí. Pensem bem. a impulsividade de gastar dinheiro desnecessariamente por vezes custa mais caro que o mais caro dos automóveis topo de gama.
Beijinhos, até mais ler

3 comentários:

  1. Disseste uma grande verdade, temos de aprender a viver com o que temos.

    ResponderEliminar
  2. Há pois é!! Só intenções não chegam é preciso passar à prática.
    Uma coisa que a mim me ajuda é estabelecer alvos, na minha opinião escrever,traçar um plano é meio caminho para se conseguir atinjir os objectivos.

    ResponderEliminar
  3. Ora nem mais!
    Também conheço algumas T.s... :(

    ResponderEliminar